A ausência parcial ou total de dentes leva a uma redução na capacidade mastigatória, pois o paciente evita alimentos consistentes e fibrosos, deixando de ingerir nutrientes essenciais para a boa qualidade da sua dieta, o que pode contribuir para exacerbação dos problemas de saúde.
O implante dentário é a solução para ambos os casos, sendo uma das alternativas mais moderna e segura. Para o tratamento ser bem sucedido é preciso atender não somente as necessidades funcionais, mas também estéticas do paciente.
Implantes osseointegrados são pinos de titânio que atuam como raízes dentárias artificiais, tornando-se parte integral do osso mandibular e/ou maxilar.
Para um adequado planejamento cirúrgico e protético, é indispensável:
- Exame clínico do paciente
- Exames complementares:
tomografia
análise de modelos em articulador
exames laboratoriais
guia cirúrgico e protético
Os implantes são instalados cirurgicamente nas áreas desdentadas e, sobre eles, são adaptados dentes artificiais (prótese dentária).
Os implantes dentários funcionam como " Pinos " intra-ósseos que são capazes de reter melhor as próteses totais ou dentaduras em sua posição, evitando o seu deslocamento, podendo ser usados também como suporte para próteses fixas. O material desses implantes é o titânio puro, que é biocompatível com os tecidos bucais, ou seja, não causam danos a cavidade bucal.
O tratamento com implantes dentários deve levar em conta as normas médicas de saúde do paciente. Outro ponto importante é visitar regularmente o dentista que os instalou, para que qualquer problema surgido possa ser resolvido ainda em fase inicial.
Já existem no mercado diversas formas de pagamento para os tratamentos dentários, como parcelamentos e financiamentos. " Hoje a falta de recurso financeiro, não é mais desculpa para descuidar da saúde".
A realização de implantes, quando bem planejada, é um procedimento seguro e eficaz.
Procure seu dentista e agende uma avaliação!